VINBOT

VINBOT logoO projeto VINBOT ("Autonomous cloud-computing vineyard robot to optimise yield management and wine quality”, Grant Agreement FP7- SME-2013-2, 605630) tem por objetivo a criação de um veículo autónomo todo-terreno munido com um conjunto de sensores para captura de informação diversa (imagens, 3D, NDVI) com vista à obtenção de uma estimativa da produção e vigor da videira.

O projeto começou em Fevereiro de 2014 e tem a duração de 3 anos.

Com este projeto pretende-se responder a uma das principais necessidades da Viticultura do século XXI, produzindo uma ferramenta de viticultura de precisão que permitirá disponibilizar aos viticultores em tempo real informação detalhada sobre a distribuição espacial da produção e vigor das suas parcelas de vinha. Esta informação é fundamental para apoio à tomada de decisão na vinha e adega em termos de planeamento das operações culturais (ex. necessidades de monda cachos), na organização da vindima (necessidades de mão-de-obra, equipamentos, máquinas, cubas, barricas, produtos enológicos, garrafas e outros), no planeamento de compras e/ou vendas de uva; no estabelecimento de preços da uva e gestão de stocks de vinho; entre outras vantagens.


A Agri-ciência é uma das empresas parceira do projecto que, conjuntamente com parceiros de Espanha (Ateknea Solutions, Robotnik Automation e Bodegas Familiares de Rioja – PROVIR), da Roménia (Assist Software), da Hungria (Orgovanyi Gazdaszovetkezet, Szovetket), da Itália (Cantine D’Alfonso Del Sordo SRL) e de Portugal (Instituto Superior de Agronomia, e Cooperativa Agrícola de Granja) irão desenvolver esta inovadora ferramenta de Viticultura de Precisão.