PREMIVM

premivm logoO projeto europeu PREMIVM ("Low cost, hand-held and non-invasive optical sensor for multiparametric field analysis of grapes and leaves in vineyards”, Grant Agreement FP7-SME-2010-1, 262011) decorreu entre 2011 e 2013 e teve por objetivo o desenvolvimento de um dispositivo portátil (WinePen) capaz de estimar, de forma não invasiva, vários parâmetros caracterizadores da maturação da uva (teor em açúcar, clorofila e polifenóis). O instrumento WinePen utiliza como princípio de funcionamento a fluorescência da clorofila e dados multi-espectrais de reflectância, funcionando como um espectrômetro portátil de baixo custo (preço estimado entre 2,500-3,500 euros).

O protótipo pré-comercial existente tem uma capacidade de memória de até 8000 medições com uma autonomia de 48 horas de operação contínua.

As dimensões são 255 x 75 x 40 mm e 300 g de peso.

Todas as leituras de campo feitas com WinePen têm associadas as coordenadas GPS.

Quando carregado para o software de gestão da maturação na vinha, os dados são processados e é elaborado um mapa de maturação da parcela de vinha permitindo ao utilizador uma fácil e compreensiva análise e interpretação da variabilidade espacial da maturação da uva nos seus vinhedos.


Os resultados obtidos com o protótipo pré-comercial de WinePen, em três anos consecutivos (2011-2013), demonstraram que se trata de um instrumento com elevado potencial para avaliação não invasiva e rápida da composição da uva, substituindo com vantagem as tradicionais e demoradas análises químicas destrutivas utilizadas para controlo de maturação nas vinhas.


O consórcio do projeto PREMIVM foi coordenado pela Agri-Ciênca sendo composto por 9 entidades (Ateknea Solutions, Photon Systems Instruments, Agri-Ciência, DVC- Electronic Design and Manufacturing, Weingut S.A. Prüm, Azienda Agricola il Peracio di Francesco Maseiro, M. T. Dias, Institute of Systems Biology and Ecology e Karlsruhe Institute of Technology).

As empresas envolvidas no projecto estão actualmente a planear os próximos passos para o desenvolvimento de um protótipo comercial e respectiva comercialização.