INNOVINE

innovine logoO projecto INNOVINE - ("Combining Innovation in Vineyard Management and Genetic Diversity for a Sustainable European Viticulture") é um projecto europeu (FP7, KBBE.2012.1.2-0, grant agreement nº 311775) que conta com a participação de 27 parceiros (organizações públicas e privadas) as quais agrupam mais de 100 investigadores de 7 países europeus.

O projecto começou em Janeiro de 2013 e tem a duração de 4 anos tendo como objectivo global promover a sustentabilidade da viticultura europeia. Para o efeito combina abordagens de curto, médio e longo prazo para conceber sistemas de produção vitícola inovadores, testar práticas agronómicas (gestão da folhagem, rega, fertilização, sistemas de condução, controlo de pragas e doenças, etc.), e sistemas de apoio à decisão, bem como, explorar a diversidade genética da videira visando a maximização da qualidade das uvas, aumentar a resistência a pragas e doenças e adaptação às alterações climáticas.


Em Portugal o projecto INNOVINE conta com a participação da Agri-Ciência e de mais dois parceiros: Instituto Superior de Agronomia e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica. Para além disso contamos ainda com o apoio de duas empresas vitivinícolas (Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz, e Quinta do Pinto, Merceana) que cederam as vinhas para a realização dos ensaios.


Para além disso contamos ainda com o apoio das empresas vitivinícolas Quinta do Pinto, (Merceana) e Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz) que cederam as vinhas para a realização dos ensaios. É numa das vinhas da Herdade do Esporão a Agri-Ciência tem instaladas várias ilhas de fitomonitorização, compostas por um conjunto de sensores que permitem a monitorização em tempo real da humidade do solo e de vários parâmetros fisiológicos da videira (diâmetro do tronco, fluxo de seiva, temperatura da folha e do bago e folha molhada). Estes dados, conjugados com os dados climáticos da estação meteorológica da Herdade do Esporão, estão a ser tratados com vista ao desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão para a gestão da rega deficitária da vinha.


A Agri-ciência é uma das empresas parceira do projecto que, conjuntamente com parceiros de Espanha (Ateknea Solutions, Robotnik Automation e Bodegas Familiares de Rioja – PROVIR), da Roménia (Assist Software), da Hungria (Orgovanyi Gazdaszovetkezet, Szovetket), da Itália (Cantine D’Alfonso Del Sordo SRL) e de Portugal (Instituto Superior de Agronomia, e Cooperativa Agrícola de Granja) irão desenvolver esta inovadora ferramenta de Viticultura de Precisão.