• Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3

1.º CURSO PRÁTICO DE DRONES - APLICAÇÕES À AGRICULTURA E FLORESTA

A tecnologia ocupa nos dias de hoje um lugar de destaque na sociedade, e as ciências agrárias não são exceção. Só com recurso à tecnologia podemos tornar compatíveis conceitos como a sustentabilidade o crescimento e o desenvolvimento económico.


O futuro reserva um conjunto de desafios importantes que vamos ter que enfrentar enquanto sociedade. Um dos mais relevantes é a alimentação de uma população mundial que continua a crescer exponencialmente, contando com um conjunto de recursos finitos (solo e água) cada vez mais reduzidos, num meio ambiente cada vez mais ameaçado.


A descarbonização da economia, os sistemas integrados para aumentar a eficiência, o uso racional da água e os sistemas que nos permitam usar os inputs de forma inteligente, entre outros, podem representar soluções para os problemas existentes.


Um aspeto muito importante é o assumir da variabilidade inerente ao meio agrícola e florestal e com base nessa variabilidade (caso exista) fazer uma aplicação racional dos fatores de produção de forma a reduzir os riscos ambientais mantendo o retorno económico das atividades agrícolas, florestais e pecuárias.


As tecnologias de Agricultura de Precisão já são uma realidade em muitos países e o seu interesse parece estar a ganhar cada vez mais terreno em Portugal, muito impulsionado mais recentemente com o aparecimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) mais comumente designados por Drones.


Os Drones têm permitido, de uma forma barata e rápida, recolher informação que depois de trabalhada pode ser extremamente útil no processo de tomada de decisão.


O conhecimento de que existe variabilidade nas áreas de produção, resultante do relevo, solos, vegetação, histórico de utilização entre muitas outras variáveis e a qualidade e quantidade dessa variabilidade é uma ferramenta poderosa para que o produtor e/ou técnico possam intervir em cada região de modo diferente de acordo com as potencialidades e necessidades.

É com base nesta temática que apresentamos um curso de caracter prático que permite adquirir conceitos teóricos simples essenciais à compreensão do universo dos Drones, o que são e para que servem, qual o papel que podem ter na Agricultura e Floresta e fundamentalmente perceber de que forma são recolhidos os dados e o que fazer com eles, para além das vantagens, limitações e aplicabilidade da informação resultante da recolha de dados feita com estas tecnologias.

 2 DATAS (10 ou 17 de Julho de 2015) - JÁ CONFIRMADAS

Polo da Mitra da Universidade de Évora (Sala de conferências - Edifício da cantina)

Co-promoção:

uevora logo  icaam logo  agriciencia logo  terradrone logo