A Certificação da Gestão Florestal é um procedimento formal e voluntário onde uma entidade certificadora fornece uma licença para utilização de uma marca de certificação que reconhece que as práticas de gestão florestal definidas por uma entidade gestora se encontram conforme um referencial. Ou seja, é um processo através do qual uma entidade acreditada (Entidade Certificadora) confirma se determinado produto, processo ou serviço cumpre os requisitos de uma norma padronizada.

Na Europa destacam-se dois esquemas de certificação, no que diz respeito à floresta: o PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification) que promove e reconhece os esquemas de certificação nacionais, de acordo com os indicadores pan-europeus, de modo a promover uma gestão florestal sustentável com benefícios ambientais, sociais, e economicamente viável, no presente e para as gerações futuras e o FSC (Forest Stewardship Council) que promove uma gestão das florestas mundiais que seja ambientalmente responsável, social e economicamente viável, através do estabelecimento de Princípios e Critérios de Gestão Florestal reconhecidos e respeitados mundialmente.

Cada um destes sistemas tem os seus próprios requisitos e regras de gestão florestal: o PEFC através da Norma Portuguesa 4406 e o FSC através de Princípios, Critérios e Indicadores.

Existem três tipos de Sistemas de Certificação: Individual (apenas um proprietário com uma ou mais propriedades), de Grupo (dois ou mais proprietários) e Regional (aplicada a uma determinada região específica).

 
A plataforma AGRICERTIFICA  foi construída para dar resposta às dificuldades de gestão em processos de certificação florestal sentidas pelas entidades certificadoras e certificadas.

 

 

CONHEÇA AS FUNCIONALIDADES 
EXPERIMENTE A VERSÃO DE DEMONSTRAÇÃO
CONTACTE-NOS E PEÇA UMA COTAÇÃO
 funcionalidades 150  demonstracao 150  contactenos 150

 


 A SUA CERTIFICAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLICK

Picture2

 

top